Os segredos para construir uma marca pessoal poderosa: evite esses erros!
- Valéria Boscardin

- 6 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Definir uma marca pessoal pode até parecer fácil, porém, é bastante complexa para desenvolver sozinha, por isso, se você acredita que só terá uma marca forte e definida depois de ter tempo e dinheiro de sobra para se cuidar, precisa entender os erros que você está cometendo ao pensar dessa forma!

Primeiro erro:
“não tenho tempo!” É muito comum que mulheres empreendedoras, mães e donas de casa digam sempre essa frase, antes mesmo de se comprometer com algo. Mas acredite! Falta não apenas organização e gerenciamento de tempo e rotina, mas também o objetivo principal: você reconhecida como merece! _ O tal do borogodó!
Onde você pensa que vai chegar esperando o tempo brotar na sua agenda?
Quem são as pessoas que você espera atrair com aparência de “preguiça”, “Não to nem aí! As pessoas que me aturem!”, “Fui ali só comprar pão e já volto!”… Porque estar sempre de cara lavada, até pode ser, se a sua essência e estilo de vida permitem, mas cabelos presos (o famoso coque mãe ou da tia da cocada) ou que acabou de soltar só para fazer os stories (ainda com a presilha presa na roupa…) não te gera nenhuma autoridade, muito menos prestígio e diferenciação!
Veja na imagem abaixo a mudança significativa que os cabelos têm em relação à sua imagem!

Perceba o quanto os cabelos mais alto no topo da cabeça geram a percepção de confiança, poder (empoderamento), sensualidade e comunicação aberta e assertiva!
Portanto, se você não tem se atentado a esses detalhes, não apenas sofre de falta de tempo e mas também, de zelo, com você e com os outros! E você continua se sabotando… por quê?
Segundo erro:
“Não tenho dinheiro para me vestir como quero…”
Imagem pessoal é uma construção, de dentro para fora e exige dedicação e comprometimento! Que tal então começar com o que você já tem, aplicando de uma forma diferente? Assim evita gastos desnecessários e ainda investe no que você já gosta de usar, com uma cara nova!
Aposto que você irá se surpreender com quantidade de peças que comunicam sobre você, enquanto está perdendo tempo se comparando ou querendo parecer com celebridades ou influencer’s por aí …
A prática leva à perfeição! Se você não mudou nada dentro de 2 anos pelo menos, algo está muito errado!
O progresso consiste em vencer barreiras (seja medo, procrastinação, algo que não sabe, financeiro, autoconhecimento, imagem pessoal, estágios depressivos ou transtornos, etc.) Já a evolução se dá a partir de vários progressos! Ou seja, se você continua no mesmo lugar, vivendo da mesma forma e estilo de vida, não evoluiu, porque não praticou, nem progrediu o suficiente!

Terceiro erro:
se achar boa o bastante e que já mudou o suficiente para não precisar aprender ou aplicar novos métodos. Como por exemplo: você definiu sua paleta de cores no perfil profissional e acha que já é o bastante para se manter sólida no mercado…
Ou então, não aceita fazer as unhas no salão, porque você mesma pode fazer e “faz melhor e mais barato 😩” (só na sua cabeça, porque na verdade, nunca faz!) e por aí vai…
Não ter referências genuínas: se você é daquelas que vai pegando como inspiração tudo que vê pela frente, sem uma referência de marca, sem os mesmos conceitos e sentimentos que você deseja transmitir, sua comunicação e conexão estarão falhas!
Observe nas imagens abaixo como tudo se comunica: a paleta de cores em todas as imagens, com tons semelhantes, produtos orgânicos e comida saudável, cuidados com o corpo e bem estar, natureza e lugares rústicos, livros e leitura. Ou seja, existe uma ação prática e que é possível se perceber a mesma essência e conexão em todos os detalhes!

Para trazer maior sentido e conexão, crie um moodboard com lugares, estilo de vida, produtos, pessoas, práticas de atividades que se assemelham com a sua marca. Depois, traga a referência das cores e estilos universais. Por fim, arrisque-se incluir objetos, que reforçam seus arquétipos!
Quer saber como tudo isso funciona na prática e ter de fato uma marca pessoal de valor? Me siga no Instagram ou envie uma mensagem para conversarmos a respeito!
E não se esqueça de deixar aqui nos comentários o que achou desse artigo!

Escrito por Aline Fraga.
A Lilly Fraga Co
Imagem e DNA de Estilo, Branding pessoal.
Instagram: @alillyfraga.co





Comentários