Networking e o empreendedorismo feminino no Japão
- Valéria Boscardin

- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Olá Amoras Empreendedoras,
Hoje vamos falar sobre networking voltado para nós mulheres empreendedoras aqui no Japão. E eu quero muito que você participe deixando nos comentários a sua opinião sobre o que vou contextualizar aqui.
Bom, vamos lá então.
Semana passada participei de uma aula ao vivo de um curso que comprei recentemente, e apesar de ter essas aulas toda semana, tem sido dificil eu conseguir estar presente. O que tem me feito perder a oportunidade de conhecer os meus "colegas" de turma e criar uma conexão com eles e até mesmo fazer networking.
E quem empreende sabe a importância de ter um leque amplo de contatos bem estabelecidos. Se você ainda acha que isso não é importante, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades.
Bom, toda essa situação me fez ver e analisar o nosso cotidiano, afinal moramos em outro país e a nossa realidade é um pouco diferente.
A começar pela cultura mais formal dos nativos e por sermos estrangeiros, acabamos não nos envolvendo muito com as pessoas.
Muitas Amoras, moram em locais que nem tem muitos brasileiros, o que dificulta um pouquinho essa parte de networking. Mas, nos dias de hoje isso não é mais desculpa não é mesmo?

Através das redes sociais é possivel criar uma ampla cadeia de contatos e realmente se conectar com essas pessoas. Eu mesmo participo de grupos de empreendedorismo online, e um deles em especial se tornou um grande grupo de apoio até mesmo na vida pessoal pelo nível de conexão e amizade que criamos.
Mas, o ponto é...
Participar de vários grupos não significa que você esta criando uma rede de apoio.
Vou te explicar melhor.
Basicamente, o networking consiste em manter contato com outros profissionais, sejam eles empreendedores ou não. Mas, não se trata de qualquer contato, é importante que exista uma troca de conhecimentos.
Além disso, ela deve ser enriquecedora para os dois lados, ou seja, criar uma rede de networking de verdade vai além de só ter o numero da pessoa na sua lista de contato.
A outra pessoa precisa saber quem é você, o que você faz e como você pode ajudar a ela e outras pessoas na rede dela e vice versa.

Precisa ter um real interesse em conhecer as pessoas, conexão e valores similares. Afinal, se não ter nenhum desses 3 fica dificil ter confiança e principalmente pedir ajuda ou fazer parcerias, ter indicações etc...
E pra quem não sabe, networking serve pra isso.
Bom, agora quero saber a sua opinião sobre a importância do networking e das participações de grupos online, você tem realmente criado uma rede de apoio ou só esta sendo um numero em alguma lista?
E se você mora em outro país, deixa aqui pra gente a sua experiência.





Comentários