Chieko Aoki, a Dama da hotelaria
- Valéria Boscardin

- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Olá Amoras empreendedoras,
Se você esta acompanhando o Instagram da ProAtiva sabe que estou falando sobre Ikigai para as empresas por lá.
E esse domingo fui em um talkshow organizado pelo grupo Mulheres do Brasil Nagoya e a entrevistada foi a maravilhosa Chieko Aoki, a dama da hotelaria.
Onde ela falou sobre o Bem receber, Bem servir e Bem cuidar fazendo menção ao omotenashi, um outro fundamento do ikigai que é particularmente ligado a cerimonia do chá.

Então, vim aqui passar para vocês os insights que eu tive com esse evento.
Para quem não conhece, Chieko Aoki é uma belissima senhora japonesa que foi criada no Brasil mas, que nunca perdeu o contato com a cultura da sua família e casou-se com japonês também.
Juntos os dois deram inicio a uma empreitada no ramo da hotelaria, que anos depois, após seu marido ter um derrame e ficar incapaz de cuidar dos negócios, Chieko vendeu sua rede de hotéis e cogitou não voltar mais a trabalhar..
Mas, em 1997 ela inaugurou o primeiro hotel da rede Blue tree que hoje conta com 23 unidades em 17 cidades e mais de 4 mil apartamentos.
Se tornando conhecida como a Dama da hotelaria.

Bom, vamos falar um pouco sobre o que ela ensinou nesse bate papo.
O bem receber:
Chieko explica que todos os funcionários passa por um treinamento que ensina principalmente o bem receber e disse "Os hospedes precisam ser recebidos com amor, se sentirem confortáveis e seguros. E é isso que ensinamos para a equipe, como fazer."
O bem servir:
É o cuidado com todos os mínimos detalhes, seguindo uma lista rigorosa padronizada para seus hotéis. (kodawari)
"É importante sempre buscar os melhores resultados para servir bem os hospedes."
O bem cuidar:
Aqui é a cereja do bolo, porque o bem cuidar é o ir além.
Além do seu cargo/função, da atenção dada aos hospedes e ir além do bem receber e do bem servir.
É realmente amar o que você faz e fazer com tanta paixão e dedicação que você se destaca por coisa que pra você pode parecer básico mas, que para os outros foi extraordinário. (omotenashi)
E com esses 3 ensinamentos podemos encontrar muito do ikigai que direciona a rede de hotéis blue tree, além de encontrar alguns dos seus fundamentos como omotenashi e kodawari.
Mostrando como ter um proposito principal e fundamentado pode ajudar não só nas melhorias da empresa como também no treinamento dos funcionários e no modo como a marca se apresenta no mercado.
E você, tirou o que de insight desse artigo?

E se você quiser saber mais como o Ikigai pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa?
Click no formulário a baixo e depois entre no grupo do whatsapp, tenho uma surpresa para você!





Comentários