Mãe, dona de casa, esposa e ainda empresaria? Como trabalhar em casa!
- Valéria Boscardin
- 28 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Ser mãe e dona de casa são dois serviços que nunca acabam e se a gente deixa consome todo o nosso tempo por causa disso.
E trabalhar em casa pode ter muitas vantagens, como a flexibilidade de horários e a possibilidade de conciliar o trabalho com outras atividades, como cuidar dos filhos ou da casa.
No entanto, para ter sucesso nessa empreitada, é importante estabelecer uma rotina que nos permita ser produtivas e ao mesmo tempo equilibrar todas as nossas responsabilidades.
Por onde começar então?

A primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer um espaço dedicado apenas ao trabalho, onde você possa se concentrar e minimizar as distrações. Se possível, escolha um local com boa iluminação e ventilado, que seja confortável e que possa ser personalizado de acordo com suas preferências.
A segunda coisa é definir um horário específico para começar e terminar o trabalho, como se você estivesse realmente em uma empresa batendo cartão. Isso ajuda a criar uma sensação de rotina e a separar o tempo de trabalho das tarefas domesticas.
Além disso, é fundamental ter disciplina para evitar as distrações que podem surgir enquanto se trabalha em casa. Por exemplo, desligue as notificações do celular ou das redes sociais durante o horário de trabalho e evite interrupções desnecessárias.
Eu gosto muito da técnica pomodoro que além de me ajudar a focar totalmente na tarefa que estiver fazendo eu também tenho intervalos regulares, como em fabricas, para chegar as redes sociais.
A terceira coisa, é muito importante, mesmo que você esteja em casa não significa que você esta disponível. Seus marido, filhos, pais e quem mais morar com você precisa entender e respeitar seu horário de trabalho.
Sei que quando temos filhos pequenos esse limite é mais dificil de impor, por isso te digo com toda experiência de mãe de dois, que estabelecer uma rotina para eles será muito importante.

Por fim, lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinha e que você pode e deve pedir ajuda com as tarefas domesticas para seus filho, marido e quem mais morar junto, afinal todos compartilham o mesmo ambiente.
Ao seguir essas dicas, você poderá estabelecer uma rotina de trabalho em casa que seja produtiva, equilibrada e saudável para você e sua família.
Mas, lembre-se: você também precisa estabelecer objetivos claros que irão te ajudar a manter o foco nos dias mais difíceis e nos momentos de desanimo onde a cama e sofá vão estar te chamando.
Estou lendo aqui este artigo enquanto minha caçulinha vem a cada momento contar algo sobre seus brinquedinhos. rs Gostaria muito de estabelecer limites entre casa e trabalho, mas com crianças pequenas isso parece quase impossível e é bem cansativo. De qualquer modo, sei que essa fase é passageira, mas ao mesmo tempo que quero aproveitar enquanto elas são pequenas, eu também quero trabalhar 100% focada e isso é bem frustrante.